Wesley Safadão e Xand Avião, além de brilharem como cantores, também atuam como empresários do ramo musical. Na reta final das festas juninas, os artistas destacaram o crescimento do São João e sua importância no fortalecimento da música nordestina no Brasil e no mundo.
Em entrevista ao comunicador Renato Sertanejeiro, Wesley Safadão declarou: “Está sendo o maior São João de todos os tempos. Todo mundo está se dedicando ao máximo. Fiz um repertório diferente, com a primeira hora do show inteiramente dedicada ao forró. São músicas de 30 anos atrás, que fazem parte da história do gênero.” E ainda reforçou: “O forró vai sair mais forte depois desse mês de junho.”
Xand Avião também trouxe seu posicionamento em uma publicação nas redes sociais “Como estou dos dois lados do balcão, como cantor e empresário, vejo de perto o quanto as marcas nacionais, que antes não tinham ligação direta com o São João, investiram forte este ano. Isso mostra o quanto a festa cresceu em proporção e importância para o país”, pontuou.
Xand, que realizou 33 shows em um total de 35 cidades durante o mês de junho, reforçou esse sentimento: “O Nordeste para no São João. Este ano, o Brasil abriu os olhos para o tamanho da festa. O que vi por onde passei foi organização, grandiosidade, cultura e entrega. Estou terminando essa maratona muito feliz”, disse.
Sobre o repertório, ele foi direto: “Eu quero tocar forró no São João. Fui buscar a nossa fonte: os clássicos, os momentos inesquecíveis que nunca vão passar. Se for pra envelhecer, que seja com qualidade. Forró é pop!”
Xand também destacou a intensa agenda de shows de artistas como Flávio José, Calcinha Preta e Limão com Mel durante o São João de 2025: “O protagonista não sou eu, é o forró”, afirmou emocionado. “Estou de alma lavada. É muito bom ser forrozeiro, nordestino, dessa região do país. Termino esse São João realizado”, completou, relembrando sua apresentação no programa Fantástico, quando cantou "Olhinhos de Fogueira", de Luiz Fidélis.
Os números confirmam o impacto e o resgate da cultura nordestina. Segundo levantamento realizado por Roni Maltz Bin, sócio-diretor da plataforma Sua Música, são realizados cerca de 27 mil shows juninos durante o mês de junho nas cidades do Nordeste, reunindo mais de 24 milhões de pessoas. Dos 1.794 municípios nordestinos, todos contam com algum tipo de celebração em homenagem a Santo Antônio, São João ou São Pedro.
Somente Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) somam mais de 2 mil apresentações e se consolidam como os maiores polos juninos do mundo. “Sem dúvidas, é a maior festa popular do planeta”, afirma Roni.
Fonte: Sua Música